BAIRROS COMPRAS COMERCIO CIDADES EDUCAÇÃO ESPORTES INDUSTRIA INFORMATICA LAZER NOTICIAS SAUDE SERVIÇOS SOCIEDADE GOVERNO TURISMO
tijuca O Rio de Janeiro  



Tijuca

           Um bairro a Tijuca situada na da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.       A  Tijuca é vista  como um dos bairros mais tradicionais e de urbanização mais antiga do Rio e é considerado um bairro de classe média à classe média alta. Embora tipicamente urbano, possui a segunda maior floresta urbana do mundo (Floresta da Tijuca).

É na Tijuca que se localizam as escolas de samba Salgueiro, Unidos da Tijuca e Império da Tijuca, tradicionais no carnaval carioca, e que, juntas, somam 9 títulos no Grupo Especial, sendo 8 do Salgueiro e 1 da Unidos da Tijuca.

Tijucano é a denominação dada ao morador da tijuca. Assim, é o único bairro do Rio de Janeiro a possuir um gentílico.


  Historia

         O bairro tem sua origem tenha sido uma região de chácaras, atualmente é tipicamente urbano. Ainda assim, possui a terceira maior floresta urbana do mundo, a (Floresta da Tijuca), plantada por determinação de D. Pedro II do Brasil, na segunda metade do século XIX pelo major Archer, em terras de café desapropriadas, para combater a falta de água que se instalara na então capital do Império. Trata-se de uma floresta secundária, uma vez que é fruto de um replantio, compreendendo espécies que não são nativas da mata atlântica, a cobertura vegetal original. Tijuca é nome de origem tupi que significa pântano.

Um de seus principais pontos é a Praça Sáenz Peña. A Tijuca conta com um expressivo setor de comércio, serviços, hospitais, clínicas, escolas, universidades, sendo atendida por dezenas de linhas de ônibus e pelas estações São Francisco Xavier, Sáenz Peña, Afonso Pena e a futura estação Uruguai do Metrô.

Na Tijuca se localizam as escolas de samba Salgueiro (nove campeonatos e seis vice-campeonatos), Unidos da Tijuca (dois campeonatos e dois vice-campeonatos) e Império da Tijuca, tradicionais no carnaval carioca.

Abriga educandários tradicionais da cidade, como o Colégio Pedro II, o Colégio Marista São José, o Instituto de Educação, o Colégio Militar, o Colégio Batista, o Colégio de Aplicação e outros. Há também clubes tradicionais, como o Tijuca Tênis Clube, o América Football Club, o Country Clube da Tijuca, o Montanha Clube, Clube Monte Sinai, Clube Municipal e uma gama de clubes portugueses.

Há importantes construções históricas como a Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos, as Igrejas de Santo Afonso, Santa Teresinha e a dos Sagrados Corações, o Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro, tradicional colégio normal no século XX, freqüentado por filhas de famílias nobres, embora hoje atenda tanto garotos como garotas e tenha perdido muito seu prestígio com o passar do tempo, o Palácio dos Bianca (uma vivenda majestosa construída na década de 1920 pela família espanhola Bianca, recentemente tombada pelo Patrimônio Histórico, e convertida no Centro de Referência da Música Carioca, da Prefeitura do Rio), a Casa Granado, um tradicional estabelecimento de comércio farmacêutico fundado em 1870 e que funciona até hoje, entre outros.

A Tijuca se tornou, desde os anos 1990, um dos polos de criminalidade do Rio de Janeiro, tendo registrado o maior decréscimo populacional da cidade entre 1991 e 2000. O contraste social entre o bairro e as favelas que o cercam — como o Borel e o Salgueiro — e a omissão do Poder Público na área são características marcantes. Algumas das vítimas notáveis de violência urbana no bairro são o músico Marcelo Yuka e a criança João Roberto Amorim Soares

.
      


Principais logradouros tijucanos

Rua Afonso Pena, localizada no bairro da Tijuca.
Rua Haddock Lobo, localizada na Tijuca.
Praça Afonso Pena.
Praça Saens Peña, importante centro comercial do bairro.
Rua Conde de Bonfim.

Rua das Flores.

Rua Professor Lafayette Cortes.
Rua São Francisco Xavier, importante via de ligação para o centro.

Avenida Heitor Beltrão: recebe o fluxo de trânsito da rua Doutor Satamini, até a praça Saens Peña, embora tenha seu início (ou seu fim) lá no cruzamento com a rua Professor Gabizo.
Avenida Maracanã: interliga a Praça da Bandeira à Muda, sendo uma grande de ligação da Tijuca ao Centro. Ali está o estádio do Maracanã, o Shopping Tijuca e a Praça Varnhagem.
Rua Almirante Cochrane: continuação da rua Mariz e Barros, tendo seu fim na rua Santo Afonso e Conde de Bonfim, na altura da praça.
Rua Barão de Mesquita: longa rua, que se inicia no Grajaú e termina na rua São Francisco Xavier, na esquina do Colégio Militar do Rio de Janeiro. A rua, em sua extensão, tem sua mão invertida diversas vezes.
Rua Conde de Bonfim: principal logradouro tijucano, que interliga o bairro ao Alto da Boa Vista e à Barra. Na altura do número 369, localiza-se a Praça Sáenz Peña.
Rua Doutor Satamini: rua de entrada para a Tijuca, de quem vem do Centro Histórico ou da Zona Sul. No quarteirão desta com as ruas Campos Sales, Martins Pena e Afonso Pena está a praça e a estação de metrô Afonso Pena. É paralela à rua Haddock Lobo.
Rua Haddock Lobo: continuação da rua Conde de Bonfim, a partir do Largo da Segunda-Feira, ligando a Tijuca ao Centro e à Zona Sul, através do Túnel Rebouças.
Rua Mariz e Barros: tem seu início na Praça da Bandeira e se estende até a rua São Francisco Xavier. Nela se localiza o famoso Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro e o tradicional Hospital Gafree e Guinle da Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, com arquitetura e decoração francesa.
Rua São Francisco Xavier: interliga a rua 24 de Maio, no subúrbio, ao Largo da Segunda-Feira, no encontro das ruas Conde de Bonfim e Haddock Lobo. Passa pelos bairros de São Francisco Xavier, Mangueira e Maracanã até chegar na Tijuca. Nesta rua localiza-se a UERJ, o Colégio Militar, a Igreja de São Francisco Xavier do Engenho Velho e o Colégio Pedro II-Unidade Tijuca II.
Rua Uruguai: principal via de acesso de bairros como Grajaú e Andaraí à Tijuca. Tem seu início no Andaraí.

Tijuca      tijuca

Sub-bairros

Praça Saens Peña

Na década de 1820, a Tijuca era um arrabalde rural, marcado pela presença de chácaras particulares e fazendas de café.

À época, nas proximidades da atual Praça Sáenz Peña, instalou-se uma fábrica de chitas - na verdade uma estamparia que manufaturava tecidos indianos - considerada uma das primeiras indústrias do país. O arruamento onde se localizava passou a ser conhecido como Rua da Fábrica das Chitas (atual Rua Desembargador Isidro) e o entroncamento do antigo Caminho do Andarahy Pequeno (atual Rua Conde de Bonfim) com a Travessa do Andarahy, que atravessava os terrenos de propriedade do Barão de Bonfim, de D. Isabel Martins e de D. Maria Bibiana de Araújo, a ser conhecido como Largo da Fábrica.

Ao longo do século XIX a Tijuca foi se tornando um bairro de veraneio da aristocracia carioca. O próprio imperador D. Pedro II lá costumava passar algumas temporadas com a família, em casas de amigos.
A partir de 1911, o antigo Largo da Fábrica das Chitas foi rebatizado como Praça Sáenz Peña, em homenagem aos ex-presidentes argentinos Luis e Roque Sáenz Peña, que governaram aquele país entre 1892 e 1895, e 1910 e 1914, respectivamente. O novo logradouro foi inaugurado pelo prefeito do então Distrito Federal, Bento Ribeiro, tendo a praça ganho, à época, o seu primeiro projeto paisagístico, de inspiração francesa.

Na primeira metade do século XX, aos domingos, registrava-se na praça a apresentação de banda marcial no coreto ao seu centro, espaço atualmente preenchido por um lago, cuja primeira versão data de fins da década de 1940. Entre as atividades de lazer destacavam-se as apresentações do teatro de fantoches para crianças. Além dos cinemas, outra grande atração era o Café Palheta, que existiu até os primeiros anos do século XXI.

Às sextas e aos sábados, na praça, realiza-se a "feirinha de artesanato", com dezenas de barracas que oferecem artigos de vestuário, decoração e pequenos presentes

 Muda


Muda é o nome de um sub-bairro da cidade do Rio de Janeiro localizado na Grande Tijuca, que não é encontrado com essa nomeclatura no CEP - "Código de Endereçamento Postal" brasileiro. Localiza-se mais precisamente entre a Tijuca, o Andaraí e a Usina.

Diz a lenda, que foi assim denominado pelo fato de os cavalos que subiam o Alto da Boa Vista, em direção às fazendas na Zona Oeste, precisarem mudar as ferraduras nesse local, muitas vezes por enfrentarem os lamaçais freqüentes na Tijuca.

Outros afirmam que o bairro foi assim batizado pelo fato de que era nesse local, mais especificamente onde hoje funciona a quadra da GREES Império da Tijuca, na Rua Conde de Bonfim, que se fazia a muda das parelhas de animais que tracionavam os bondes que ligavam a Usina e o Alto da Boa Vista à Tijuca.

 Usina

Usina é um sub-bairro localizado na Grande Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro, próximo ao Alto da Boa Vista, onde anteriormente havia uma usina.

Em 1862, a Tijuca passou a ter transporte movido a vapor e em 1898 foi criada a primeira linha férrea movida a eletricidade: a Estrada de Ferro da Tijuca. Dessa estrada teve origem o nome Usina, para a parte situada no alto, próximo à Serra, devido à usina térmica ali localizada, que servia para alimentar as locomotivas.

Apesar de ser um bairro afetado pela violência, devido à proximidade do Morro do Borel e do Morro da Casa Branca, possui ruas e casas de alto padrão nas encostas perto da floresta. Este sub-bairro abriga o Montanha Clube, o tradicional Colégio Marista São José e também casas comerciais como bancos, supermercados, açougues, padarias e o ponto terminal de várias linhas de ônibus.

Antes considerada uma área de classe média a classe média-alta, o bairro vem se deteriorando economicamente, em parte devido à expansão das favelas nas proximidades. No local funcionava uma fábrica de cigarros da Souza Cruz até meados dos anos 90, quando em 1997 foi inaugurado no edíficio o Carrefour. No fim do bairro, já na fronteira com o Alto da Boa Vista funcionam os pontos finais de inúmeras linhas de ônibus — 220, 229, 415, 426, etc. Nas proximidades do bairro funcionam duas feiras livres, uma às terças-feiras e a outras às sextas, na Avenida Maracanã com rua Garibaldi.



Floresta da Tijuca

 Localizada no Alto da Boa Vista, no coração da cidade e integrada geograficamente ao Parque Nacional da Tijuca, a floresta possui 120km repletos de árvores. Pelos caminhos construídos pela própria natureza, os visitantes encontram pássaros, córregos, viveiros, cascatas, uma capela, grutas e lagos. saiba mais ...




                                            MAPA DO BAIRRO DA TIJUCA


Exibir mapa ampliado


 

 Links sobre o Bairro da Tijuca

  • HOTEIS NO RIO DE JANEIRO
    Hoteis em Copacabana, outros bairros no rio de janeiro, rj
  • SUB PREFEITURA DA TIJUCA
    informações , noticias, rj.
  • ROTARY TIJUCA
    Informações, noticias.
  • PARQUE DA TIJUCA
    Fotos, informações e localização rj.
  •          Videos





    Fotos do Bairro da Tijuca

    tijuca

    Rua Maxwell

    tijuca

    Sesc da Tijuca

    tijuca

    Bairro da Tijuca

    tijuca

    Rua Barão de Mesquita

    tijuca

    Trechos do Bairro

    tijuca

    av. São Francisco Xavier

    Fotos : Amwind - oriodejaneiro.net 

    Outros Serviços

    PÃO DE AÇUCAR   PASSAGENS AÉREAS HOTEIS RJ        PONTOS TURISTICOS



    Riobanner



    voltar