item
quintino bocaiuva O Rio de Janeiro  


Quintino Bocaiuva

É um bairro da cidade do Rio de Janeiro. Seu nome homenageia um importante líder do movimento que resultou na criação da república brasileira, em 1889. O bairro é famoso por ter sido o local de origem de um filho muito ilustre o jogador de futebol Zico.

O bairro é cortado ao meio pela linha  da Estrada de Ferro Central do Brasil, a qual possui uma estação no bairro. O bairro conta com muitas ruas degradadas, típicas do subúrbio carioca. O aspecto cinzento pode ser notado na Rua Nerval de Gouveia, onde está a estação de trem.

Ambos os lados do bairro (norte e sul) possuem características residenciais, com algum comércio (em geral padarias, botequins, pequenas lanchonetes, bazares ), além de algumas fábricas de caixas de papelão e gesso. Embora a parte sul de Quintino seja mais conhecida, a parte norte é maior e mais populosa.

Também em Quintino encontra-se uma das casas mais antigas de piano da cidade: a Rei dos Pianos Ltda., que restaura pianos desde 1935.


Apesar de alguns problemas com infraestrutura e violência, Quintino Bocaiuva ainda é um lugar onde resistem certas tradições do subúrbio carioca, como o hábito de crianças brincarem na rua, ou mesmo de adultos colocarem cadeiras de praia no portão e passarem o dia conversando nas portas de casa com os vizinhos.


Igreja de São Jorge

quintino-igreja-sao-jorge

Paróquia São Jorge

R. Clarimundo de Melo, 769 - Quintino, Rio de Janeiro, RJ 20740-320, Brazil



O maior dos acontecimentos anuais de Quintino Bocaiuva é a tradicional Festa na Igreja Matriz de São Jorge, que costuma durar cerca de uma semana e que culmina com a procissão em homenagem ao santo. Essa festa ganhou mais importância com a criação do feriado municipal de São Jorge em 2002.


cascadura3

Imagem de São Jorge em Quintino

 
cascadura3

Ruas do bairro de Quintino Bocaiuva

 

Na década de 1990, um grupo de moradores do lado sul de Quintino tentou resgatar esse espírito criando a Associação de Moradores da Rua Bernardo Guimarães, que chegou a, até mesmo, organizar um carnaval de rua por alguns anos, mas não mais com a mesma força de antes. Em pouco tempo, essa associação também foi extinta.

Ainda na década de 1980, se destacou a figura do folclórico político Albano Reis, nascido na comunidade da Caixa D'água, e que criou um centro de reabilitação infantil gratuito próximo à estação de trens. Albano também ficou conhecido como "o Papai Noel de Quintino", pois costumava se vestir de Papai Noel, distribuindo presentes às crianças em datas como Dia de Cosme e Damião, Dia das Crianças e Natal, além de espalhar cheques e notas de dinheiro pelas ruas do bairro para que os moradores procurassem.

Em 1998, Albano montou um presépio e decorou com pinturas, esculturas e iluminação especial o seu centro de reabilitação, decorando também casas vizinhas, além de contratar animadores que se vestiam de "papais e mamães noéis" para animar a recepção das crianças. Essa iniciativa trouxe novamente alguma importância para o bairro, pois moradores de outros bairros vizinhos passaram a ir até Quintino Bocaiuva apreciar a decoração. Porém, o sucesso não se seguiu nos anos seguintes, em parte pelo fato de Albano Reis ter preferido apostar mais em outras bases eleitorais e relegar o bairro a um segundo plano, até sua morte em 2004.

Centro de Reabilitação em Quintino Bocaiuva

Em 1996 foi oficialmente criado o CEI, um projeto do Governo do Estado do Rio de Janeiro que aproveitava a área onde funcionavam a Escola XV de Novembro e a Fundação Nacional do Bem-estar do Menor (então já extinta), que na época era grandioso, porém que tornou-se decadente com a eleição do governador Anthony Garotinho. Este renomeou o CEI para CETEP e criou a Fundação de Apoio à Escola Técnica. Duas faculdades chegaram ser criadas lá após isso: uma de informática e outra de agronomia, sendo as únicas faculdades situadas em Quintino.

cascadura3
cascadura3

Praça Quintino Bocaiuva na pequenina e movimentada praça, em frente à estação ferroviária de Quintino, localiza-se o CORETO, cuja simplicidade e leveza de sua estrutura e cobertura metálicas sobre embasamento em alvenaria conferem a delicadeza característica desse tipo de mobiliário urbano que equipou as praças do Rio de Janeiro nos primeiros anos do século XX


Historia do bairro de Quintino Bocaiuva

Recebeu esse nome em homenagem ao republicano histórico brasileiro Quintino Bocaiuva (1836-1912). A casa onde Quintino morou de 1892 até sua morte, em 1912, ainda hoje permanece em sua forma original e, apesar de estar em precário estado de conservação, é tombada em âmbito municipal através do Decreto 12 294 de 17 de setembro de 1993. Está localizada na Rua Goiás, número 990, perto da descida do Viaduto de Quintino.

quintino-casa

A casa que foi de Quintino Bocaiuva



Tem, como seu filho mais ilustre, o jogador de futebol Zico, conhecido nacionalmente como o "Galinho de Quintino".

Arthur Antunes Coimbra nasceu às 7h do dia 3 de março de 1953, de parto natural, na casa 7 da rua Lucinda Barbosa, no subúrbio de Quintino Bocaiúva.

Também nasceu em Quintino o escritor e poeta Elvandro Burity, em 1940.



Viaduto de Quintino Bocaiuva

viaduto de quintino bocaiuva rj viaduto de quintino bocaiuva rj





Exibir mapa ampliado


 

 Links sobre o Bairro de Quintino

  • HOTEIS NO RIO DE JANEIRO
    Hoteis em Copacabana, outros bairros no rio de janeiro, rj
  • QUINTINO BOCAIUVA
    Facebook , serviços, informações sobre o bairro de qUINTINO, rj.
  • CENTRO DE REABILITAÇÃO ALBANO REIS
    Informações, convênios, localizado em Cascadura em frente a linha do trem.
  • FAETEC
    Noticias, informações cursos e muito mais.
  •          Videos






    Fotos do Bairro de Quintino Bocaiuva

    cascadura3

    Ruas do bairro de Quintino Bocaiuva

    cascadura5

    Estação de Quintino Bocaiuva

    cascadura7

    Praça de Quintino Bocaiuva

    cascadura6

    Rua Residencial em Quintino Bocaiuva

    cascadura11

    Rua Clarimundo de Melo

    cascadura12

    Bairro de Quintino Bocaiuva

    cascadura16

    Acesso a Praça de Quintino Bocaiuva

    cascadura8

    Casa de Festas em Quintino Bocaiuva

    cascadura16

    Conserto de Pianos em Quintino Bocaiuva

    cascadura8

    Coreto na praça de Quintino Bocaiuva

    Fotos : Amwind - oriodejaneiro.com 

    Outros Serviços

    PÃO DE AÇUCAR   PASSAGENS AÉREAS HOTEIS RJ        PONTOS TURISTICOS



    Riobanner



    voltar