item
lapa  O Rio de Janeiro  


Lapa

   O bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, conhecido como berço da boemia carioca, também é famoso pela arquitetura, a começar pelos Arcos - conhecidos como Arcos da Lapa, construídos para funcionarem como aqueduto nos tempos do Brasil Colonial e que agora servem como via para os bondinhos que sobem o morro de Santa Teresa.

O Aqueduto da Carioca é considerado a obra arquitetônica de maior importância do Rio Antigo e um dos principais símbolos da cidade. A imponente construção em estilo romano tem 17,6 metros de altura, 270 metros de extensão e 42 arcos que ligam o bairro de Santa Teresa ao Morro de Santo Antônio. O Aqueduto da Carioca foi construído em 1723, no período do Brasil Colonial, e tinha como objetivo conduzir a água do rio Carioca da altura do Morro do Desterro, atual bairro de Santa Teresa, para o Morro de Santo Antônio. A obra ajudaria a resolver o problema da falta de água na cidade. Problema este que já era antigo. Os estudos para trazer as águas do rio Carioca para a cidade começaram nos primeiros anos do século XVII, mas as obras de instalação de canos de água no Rio de Janeiro só tiveram início um século depois.

Nos últimos tempos o paisagismo da Lapa sofreu significativas alterações. Onde era o Largo dos Pracinhas (uma praça anexa aos arcos) hoje existe um enorme Circo Voador. A rua dos Arcos, que atravessa o aqueduto, era um via ocupada por edificações centenárias, entre elas a Fundição Progresso, que hoje é uma casa de shows. O bairro nasce no final da zona sul, quando a rua da Glória torna-se rua da Lapa. Também faz limite com o bairro de Santa Teresa, subindo suas ladeiras e o pequeno bairro de Fátima.

Na tentativa de resgatar a vocação residencial do bairro foi criado o Movimento Eu Sou da Lapa. Inspirado na famosa campanha I love NY, que ajudou a revitalizar a cidade americana que estava em decadência na década de 1970, o movimento busca resgatar o orgulho de dizer “Eu sou da Lapa”. Com o apoio do poder público e a adesão da maioria dos estabelecimentos comerciais da Lapa, o Eu Sou da Lapa foi espalhado pela cidade, mas com poucas conquistas efetivas na área de segurança, reinserção da população de rua e combate ao crime, antigas reclamações dos moradores aos poderes públicos.

Com o adensamento populacional das demais regiões da cidade e a intensificação do trânsito, o bairro, que concentra a sede e prédios administrativos de muitas grandes empresas (Petrobras, BNDES, etc.), bem como inúmeros prédios comerciais de excelente padrão na Avenida Chile (Ventura I e II, etc.), começou também a despertar o interesse de moradores das regiões norte, sul e oeste do Rio de Janeiro, ávidos por habitar próximo ao trabalho no Centro, escapando dos congestionamentos. Por essa razão empreendimentos residenciais recém lançados oferecendo ampla infra-estrutura ou estrutura de apart-hotel (Viva a Lapa, Cores da Lapa, etc.), têm esgotado suas vendas em pleno lançamento, o que deixa clara a demanda reprimida por habitações de padrão elevado no bairro.


Exibir mapa ampliado


Arcos da Lapa

Considerada como a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil durante o período colonial, é, hoje, um dos cartões postais da cidade, símbolo mais representativo do Rio Antigo preservado na região boêmia da Lapa.
O Aqueduto da Carioca, popularmente conhecido como os Arcos da Lapa, localiza-se na região da Lapa, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Caracterisitcas:

A sua construção feita a estrutura, em pedra argamassada, apresentava originalmente 270 metros de comprimento por 17,6 metros de altura. Em estilo românico, caiada, possui 42 arcos duplos e óculos na parte superior. Em sua construção foi empregada a mão de obra de escravos indígenas e africanos.

arcos

 

    Atrações do Bairro da Lapa

    Cultura
    Ponto de referência para os amantes da vida noturna, uma das características marcantes do bairro é a harmonia com que convivem as mais diversas tribos musicais. Desde os anos 1950, quando começou a ser chamada de "Montmartre Carioca", a Lapa é palco de encontro intelectuais, artistas, políticos e, principalmente, do povo carioca, que ali se reúne para celebrar o samba, o forró, a MPB, o choro e mais recentemente, a música eletrônica e o rock.

    Por suas principais vias, Mem de Sá, rua do Riachuelo e rua do Lavradio, espalham-se atrações , que é considerada a melhor casa para concertos de música de câmara existente no Rio.

    O Passeio Público, a Escola Nacional de Música e a Igreja de Nossa Senhora da Lapa do Desterro são referências para o turista que quer ver uma boa amostra da arquitetura do Rio antigo. Bares como Belmonte, Taberna e Buteko do juca, Antonio´s, Arco Irís cairam no gosto do público, por seu cardápio diversificado.


    Música
    Como destaques da noite, reduto principal do forró, os bares Semente, onde surgiram artistas como Teresa Cristina e o grupo Casuarina, Ernesto, Café Cultural Sacrilégio, além do Rio Scenarium e o Carioca da Gema, onde reinam absolutas as rodas de samba. Recentemente foi inaugurada a gafieira Lapa 40 Graus, na rua do Riachuelo, ao lado do tradional Clube dos Democráticos, onde há espaço para o forró, o choro e o samba de gafieira.

    Para o público que prefere a música eletrônica e os shows de rock, há a Fundição Progresso e o Circo Voador, reinaugurado em 2004. Lá existe também uma infinidade de bares e casas de shows que atendem a todos os gostos. Só para se ter uma idéia da atual "efervescência" do bairro mais de 15 estabelecimentos comerciais foram abertos apenas no último ano.




      lapa
 

 Links sobre a Lapa

  • La na Lapa
    Principais informações, noticias, eventos, shows e muito mais.
  • Circo Voador
    Informações, eventos, shows e programação.
  • Fundição Progresso
    Informações, noticias,programação e eventos.
  • Lapa 40 Graus
    Informações, sinuca, gafieira, eventos e muito mais.
  • Mofo Lapa
    Informações, bar, programação, chope e croquetes.
  • Sinonimo Lapa
    Informações, clube lgbt, gls, programação e eventos.
  • La Esquina
    Informações, programação, teatro bar.
  • Sala Cecilia Meireles
    Informações, programação, noticias e muito mais.
  • A Lapa é minha a Lapa é nossa
    Informações, programação, noticias do bairro.

  •          Videos




    Outros Serviços

    BAIRROS   PASSAGENS AÉREAS HOTEIS RJ        PONTOS TURISTICOS


    voltar