BAIRROS COMPRAS COMERCIO CIDADES EDUCAÇÃO ESPORTES INDUSTRIA INFORMATICA LAZER NOTICIAS SAUDE SERVIÇOS SOCIEDADE GOVERNO TURISMO
lagoa O Rio de Janeiro  


Lagoa

A Lagoa Rodrigo de Freitas representa uma área de lazer muito procurada, permitindo a prática de diversos esportes, como remo e esqui-aquático. Um ciclovia de 7,5Km de extensão contorna a Lagoa.

O bairro tem muitos par
ques e praças e é bem arborizado. Os principais são o Parque do Cantagalo, o Parque das Taboas,o Parque da Catacumba e o Parque dos Patins.

A população da Lagoa é de cerca de 18.500 pessoas, relativamente baixa tendo em vista a área do bairro. Isso ocorre porque a maior parte da Lagoa é ocupada por parques, áreas de preservação ambiental e, é claro, a própria Lagoa Rodrigo de Freitas.

O bairro em geral é o terceiro mais valorizado do Rio de Janeiro, atrás apenas do Leblon e de Ipanema. A escassez de terrenos para novos empreendimentos imobiliários eleva os preços das habitações. A orla da Lagoa possui o terceiro metro quadrado mais caro da cidade (aproximadamente R$ 20.000 o m²), atrás apenas dos da orla de Ipanema (Avenida Vieira Souto) e Leblon (Avenida Delfim Moreira). A ausência de favelas tem valorizado as moradias do bairro. O metro quadrado das ruas internas é de aproximadamente R$ 9.000.

A Lagoa é um bairro majoritariamente residendicial. Não há um forte comércio como nos bairros vizinhos de Ipanema, Leblon e Copacabana. A maior parte dos estabelecimentos comercias é de restaurantes, como os quiosques na orla e outros restaurantes em ruas internas.

A Lagoa representa uma peça importante do quebra-cabeça viário da cidade do Rio de Janeiro. Na Lagoa, está uma das entradas do Túnel Rebouças, que liga a Zona Sul à Zona Norte. As principais vias são as Avenidas Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa, que contornam a Lagoa e o Canal do Jardim de Alah. A Avenida Borges de Medeiros margeia a Lagoa pelos lados oeste e norte. Já a Avenida Epitácio Pessoa contonrna o lado leste. Essas avenidas têm início nas praias do Leblon e de Ipanema, respectivamente, e terminam na entrada do Túnel Rebouças.

Há também a Avenida Alexandre Ferreira e a Rua Fonte da Saudade, que ligam a Lagoa ao bairro do Humaitá.

Outro eixo viário importante é a Auto-estrada Lagoa-Barra, que além de passar pela Lagoa, serve aos bairros da Gávea, São Conrado, Joá e Barra da Tijuca. A Lagoa-Barra é a principal ligação entre as Zonas Sul e Oeste do Rio de Janeiro.

A Avenida Henrique Dodsworth liga a Lagoa à Copacabana, desembocando na Praça Eugênio Jardim, onde se localiza a Estação Cantagalo do metrô do Rio.

A Lagoa é um bairro de classe alta da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no município e estado de mesmo nome, no Brasil.


Lagoa Rodrigo de Freitas - thiagosr22

História
Inicialmente habitada pelos Tamoios, que a denominavam como Piraguá (água parada) ou Sacopenapan (caminho dos socós), com a chegada do colonizador português, o Governador e Capitão-geral da Capitania do Rio de Janeiro, Dr. António Salema (1575-1578), pretendeu instalar um engenho de açúcar nas margens da lagoa. Para livrar-se da presença indesejável dos indígenas, recorreu ao estratagema de fazer espalhar roupas anteriormente utilizadas por doentes de varíola às margens da lagoa, vindo assim a exterminá-los. Iniciou-se então o plantio de cana-de-açúcar e a montagem do Engenho d'El-Rey, onde atualmente funciona o Centro de Recepção aos Visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Posteriormente, essas terras foram adquiridas ao Dr. Salema pelo vereador Amorim Soares, passando a lagoa a ser referida como "Lagoa de Amorim Soares". Com a expulsão deste da cidade em 1609, as terras foram vendidas para o seu genro, Sebastião Fagundes Varela, com a consequente alteração da toponímia para "Lagoa do Fagundes". Este latifundiário, por aquisição e invasão, ampliou as suas propriedades na região, de maneira que, em torno de 1620, já era proprietário de todas as terras que se estendem dos atuais bairros de Humaitá até ao Leblon.

Em 1702, a sua bisneta, Petronilha Fagundes, então com 35 anos de idade, casou-se com o jovem oficial de cavalaria português, Rodrigo de Freitas de Carvalho, então com apenas 18 anos de idade, que deu o seu nome à lagoa. Viúvo, Rodrigo de Freitas retornou a Portugal em 1717, onde veio a falecer em 1748.

A região permaneceu em mãos de arrendatários, sem grande expressão até ao início do século XIX, quando, com a chegada da Família Real Portuguesa em 1808, o Príncipe-Regente desapropriou o Engenho da Lagoa para construir no local uma fábrica de pólvora e instalar o Real Horto Botânico (atual Jardim Botânico do Rio de Janeiro).

Durante o século XIX foram cogitadas diversas soluções para o problema da estagnação de suas águas, até que, em 1922, a Repartição de Saneamento das Zonas Rurais apresentou um projeto visando "sanear e embelezar a Capital para as festas do Centenário da Independência". Esse projeto consistia na abertura de um canal, através de dragagem, aprofundando a barra, religando a lagoa ao mar. Com a sua execução, a terra retirada do canal formou a ilha dos Caiçaras, atual sede do clube de mesmo nome.

Em pouco tempo surgiram aterros às suas margens, que reduziram paulatinamente o seu espelho d'água, surgindo o Jockey Club Brasileiro, o Jardim de Alah e a sede esportiva do Clube Naval na ilha do Piraquê. O canal dragado passou a denominar-se Canal do Jardim de Alah.


A lagoa representa atualmente uma das principais atrações turísticas da capital Rio de Janeiro. E é conhecida como "O Coração do Rio de Janeiro". O bairro Lagoa recebe sua denominação devido à Lagoa Rodrigo de Freitas. É um bairro de classes média-alta e alta e possui um dos maiores IDH do país.

A lagoa tem uma parte dela aterrada. Isso ocorreu nos meados do século XX (lá pelas décadas de 40,50 e 60), já que muitos morros - como o do Catumbi, o da Praia do Pinto entre outros, foram ocupados nas margens da lagoa e por muitos e muitos anos abrigou mais de cinquenta mil moradores. Só que os barracos erguidos nos morros eram de risco, podendo desabar.Então o governo, depois de mais de vinte anos da ocupação dos morros, expulsou todos os moradores e "desmontou" os morros, aterrando grande parte da cidade. Seus moradores foram para o subúrbio, sem apoio do governo e passaram a morar em precários conjuntos habitacionais. No lugar dos morros foram construídos os prédios mais luxuosos da cidade, além de parques. Há quem diga que os moradores foram expulsos de lá por terem uma vista panorâmica da lagoa - oque era verdade, sendo que na época a lagoa era limpa e as pessoas se banhavam nela.

Nos primórdios da ocupação da cidade do Rio de Janeiro, a área onde hoje se encontra o bairro, já foi uma fazenda de cana-de-açúcar, e terreno de uma fábrica de pólvora. A ocupação residencial se intensificou quando a Rua São Clemente foi aberta e quando os bondes alcançaram a Zona Sul da cidade.

Uma das histórias interessantes do bairro é a da Fonte da Saudade. Essa fonte ficava localizada no fim da primitiva praia da Lagoa. Na passagem do século XIX para o século XX, as lavadeiras portuguesas que atendiam às famílias abastadas de Botafogo, se reuniam em torno da fonte lavando as roupas e compartilhando as saudades de sua terra natal.


Atrações do Bairro da Lagoa

Com 2,4 milhões de metros quadrados de superfície, sobre o seu espelho d'água praticam-se esportes aquáticos como o remo, ou simplesmente passeia-se de pedalinho. Em seu entorno encontram-se um estádio de remo (Estádio de Remo da Lagoa), uma ciclovia pavimentada, com 7,5 km de extensão, diversos equipamentos de lazer e quiosques de alimentação, que oferecem itens da gastronomia regional e internacional. Aí se encontram também alguns dos mais importantes clubes da cidade:

    - Clube de Regatas do Flamengo
    - Jóquei Clube Brasileiro
    - Clube Naval na ilha do Piraquê
    - Clube dos Caiçaras
    - Club de Regatas Vasco da Gama (sede náutica)
    - Botafogo de Futebol e Regatas (sede náutica).


Arvore de Natal

A Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas é construida desde 1996 é montada na Lagoa Rodrigo de Freitas, virando um point de Natal na cidade.

arvore de natal arvore2





                                            MAPA DO BAIRRO DA LAGOA


Exibir mapa ampliado

 

 Links sobre o Bairro da Lagoa

  • BARRA MUSIC
    Informações ,eventos, programação.
  • LAGOA
    Serviços e informações .
  • HISTORIA E FOTOS
    Informações , historia e fotos.
  • FOTOS DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS
    Fotos do bairro dA lAGOA.
  •         



                                         Fotos do Bairro da Lagoa




       gardenia azul

         Lagoa Rodrigo de freitas

       praça no grajau

             Joquei Clube na Lagoa

       lagoa

        Lagoa - Kapsa

       lagoa

                       Lagoa com vista para o Leblon - luislucena 

       lagoa

             Estadio de Remo da Lagoa

    2012 - oriodejaneiro.com 

    Outros Serviços

    PÃO DE AÇUCAR   PASSAGENS AÉREAS HOTEIS RJ        PONTOS TURISTICOS



    Riobanner



    voltar