item
guaratiba  O Rio de Janeiro  



 Guaratiba     

É um extenso bairro do Rio de Janeiro, com população predominante de classe média , mas com alguns casarões, sitios, chácaras, de alto padrão mas algumas pequenas favelas. É um dos bairros com menor densidade demográfica da cidade, mas devido à sua dimensão territorial é divido em sub-regiões ou sub-bairros:

Pedra de Guaratiba: Situado ao longo da faixa litorânea do bairro, com acesso à Baía de Sepetiba, onde a atividade pesqueira tem grande força. O bairro registrou grande crescimento nos últimos anos, principalmente após a reforma da Praia da Brisa, que revitalizou a orla e criou um ambiente agradável para eventos. Atualmente diversos shows fazem parte do calendário no bairro, incluindo os festejos de Reveillon, com queima de fogos organizada pelos comerciantes locais e pela prefeitura.
Ilha de Guaratiba: Área essencialmente rural, incluindo a face sudoeste do Maciço da Pedra Branca. Este bairro concentra hoje o maior número de chácaras e produtores de plantas ornamentais do Estado do Rio de Janeiro, exportando suas plantas para todo o país. Com o aumento da especulação imobiliária, o valor dos imóveis na região aumentou nos últimos 5 anos mais de 150%, tornando o bairro altamente atrativo para investimentos imobiliários de pequeno e médio porte. Quem não conhece o bairro pode pensar que realmente se trata de uma ilha, mas na verdade a origem do nome "ilha" veio da corruptela do nome do antigo proprietário da maior parte das terras da região que se chamava William. Como as pessoas da região, não conseguiam pronunciar corretamente o nome do proprietário o chamavam de Sr. Wilha , até que se chegou a Sr. Ilha de Guaratiba, tornando-se assim a ficar conhecido o bairro como a terra do Sr.Ilha de Guaratiba .
O bairro como um todo tem como atrativos diversos restaurantes especializados em frutos do mar, trilhas ecológicas - com acesso ao Parque Estadual da Pedra Branca.

A região encontra-se atualmente em expansão devido à especulação imobiliária, uma vez que seu acesso melhorou muito com o tunel da grota funda e as linhas de BRT facilitando o acesso a varias partes da cidade.

O bairro tem ainda outros sub-bairros como Santa Clara, Côrreia- Aonde fica situada a Empresa multi-nacional MICHELIN,o Jardim Maravilha e o Jardim Cinco Marias ( Antiga covanca) como também parte do monteiro, aonde faz divisa com o bairro Campo-Grande - precisamente pela rua Campo Formoso e o rio cabuçu afluente do Rio Pirâque que desenboca na Baía de Sepetiba. O nome da região é de origem tupi-guarani Guaratiba _ habitat das Aves Guará ou dos lobos Guará

Historia de Guaratiba

Em tempos muito remotos, digamos há 3.000 ou 4.000 anos, Guaratiba já era conhecida, já era habitada. Isso pode ser comprovado a partir de pesquisas científicas desenvolvidas por arqueólogos do Museu Nacional/UFRJ.

Há cerca de vinte anos, por volta de 1983, 1984, equipes interdisciplinares de pesquisadores na área de Arqueologia do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a coordenação da professora Lina Maria Kneip, apresentaram os resultados parciais dos estudos levantados no sambaqui Zé Espinho, localizado no Planalto de Maré de Guaratiba, extremidade leste da Baixada de Sepetiba, no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro.
Para sermos mais precisos, os sítios arqueológicos foram escavados e pesquisados em área pertencente ao Centro Tecnológico do Exército, do Ministério do Exército, que na época forneceu a infra-estrutura logística indispensável ao desenvolvimento das pesquisas.
O resultado mais evidente e palpável de tais estudos que envolveram cientistas e professores das áreas de Antropologia Física, Botânica, Geologia e Zoologia da UERJ, USP, Museu Nacional, UFRJ e FEEMA-RJ, foi a publicação do livro intitulado “Coletores e Pescadores Pré-históricos de Guaratiba – Rio de Janeiro”, em 1987, em co-edição da UFRJ E EdUFF.
Era a Guaratiba de antanho que se apresentava no meio científico. Não temos notícias de que tais pesquisas tenham chegado à população local. Que os professores e alunos dos colégios e escolas da Zona Oeste, tenham tomado conhecimento de que as escavações arqueológicas tiveram como objetivo principal o estudo da forma de adaptação ou especialização de culturas caçadoras, pescadoras e coletoras pré-históricas litorâneas, no caso específico coletores e pescadores, correlacionando-as com a evolução do meio ambiente.

      

 Geografia


Guaratiba


- Área Territorial (2003 ): 13.950,12 ha

- Total da População (2000 ): 87.132

- Total de Domicílios (2000 ): 25.440

- Total da População (2010 ): 110049

- Total de Domicílios (2010 ): 41669

- Creches (2011 ): 440

- Pre escola (2011 ): 1643 Nº Pessoas

- Ensino Fundamental (2011 ): 15640


 Atividades

Em Guaratiba desenvolvem-se atividades pesqueiras, com um entreposto na Barra de Guaratiba e outro na Pedra de Guaratiba. A pesca é bem variada: camarão, siri, caranguejo, parati, garopa, tainha, robalo, pescada, covina, sardinha dentre outros além da pesca artesanal.

Para pescar no parcel, o ideal é usar equipamento pesado com chumbada de 50 a 300g. Os peixes encontrados no local são bonito, pargo, namorado, enchova, pitangolas, corvinas, chernes, bivudas, olhetes e espadas.


 Links sobre  Guaratiba

  • Barra Hoteis e Pousadas
    Principais informações, hoteis, pousadas, hospedagem, e muito mais.
  • Brasilao
    Informações, noticias, de Guaratiba.
  • Ilha de Guaratiba
    Informações, fotos, noticias e muito mais.
  • Fotos de Guaratiba
    Informações, comercio, fotos, e muito mais.
  • Portal Guaratiba
    Informações, comercio, fotos, noticias, turismo e muito mais.
  • Barra de Guaratiba
    Informações, comercio, fotos, e muito mais.



  • Outros Serviços

    BAIRROS   PASSAGENS AÉREAS HOTEIS RJ        PONTOS TURISTICOS



    Riobanner



    voltar