BAIRROS COMPRAS COMERCIO CIDADES EDUCAÇÃO ESPORTES INDUSTRIA INFORMATICA LAZER NOTICIAS SAUDE SERVIÇOS SOCIEDADE GOVERNO TURISMO
   festas juninas O Rio de Janeiro  



    Festas Juninas - 2014 no Rio de Janeiro


 Um dos mais tradicionais costumes do nosso país, as festas que homenageiam os santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro) são sempre recheadas de muitas guloseimas típicas, muito forró e alegria de sobra.
Mande a programação de sua festa Junina 2014 que publicaremos em nosso roteiro. Não esqueça que este ano as festas são em ritmo de copa do mundo.


 
festas--juninas




                           setas        Divulgue sua festa junina aqui!!!

 




Veja algumas dicas:

É preciso tomar cuidado para que a diversão seja garantida e não haja dor de cabeça no final. Tanto nas festas de rua como nas particulares.

 - Evite andar com grande quantidade de dinheiro, prefira dinheiro trocado

- Evite usar jóias, relógios, roupas e outros objetos que possam demonstrar ser de valor

- Cuidado com carteiras ou outros pertences de valor nos bolsos traseiros das roupas, pois nas festas é comum a aglomeração de pessoas, o que favorece os furtos

- Mantenha sua bolsa sempre à vista e, ao caminhar em local público, procure mantê-la sempre firme entre o braço e o corpo, com a mão sobre o fecho e posicionada do lado da calçada

- Mantenha as chaves do carro e da casa em chaveiros separados

- Os celulares hoje são um dos alvos preferidos. Todo cuidado é pouco: evite deixá-lo sobre mesas ou balcões e utilize-o preferencialmente em locais fechados.

- Se estiver com crianças: alerta dobrado! Elas costumam “sumir” aproveitando qualquer descuido do responsável, elas podem se perder ou mesmo serem seqüestradas.

Há ainda os cuidados com fogos de artifício e balões:

- Não utilize fogos depois de ingerir bebidas alcoólicas

- Não reutilize os fogos que tenham falhado

- Não solte fogos na direção de outras pessoas

- Antes de utilizar os fogos, leia atentamente as instruções na embalagem

- Só adquira produtos em lojas/distribuidores autorizados pelos fabricantes

- Tome os mesmos cuidados em relação a bombinhas

- Evite soltar balões



Quer saber onde você pode curtir uma Festa Junina?

Nesta época do ano, o Rio de Janeiro fica lotado de festas juninas em vários lugares. As igrejas e paróquias costumam promover este tipo de festividade, já que se trata de homenagem a santos e é feito nos moldes das quermesses. Empresas, clubes e colégios também fazem as suas festas privadas.

As festas juninas são alguns dos aspectos mais atraentes do folclore brasileiro. Em vários locais da cidade, ruas, praças, clubes, colégios e igrejas são montados arraiais enfeitados de bandeirinhas e lanternas. A fogueira e os fogos de artifício iluminam a dança das quadrilhas e o casamento de roça. A tradição de dançar ao redor da fogueira e saltar sobre as chamas foi comum em toda a Europa, durante vários cultos agrícolas que ocorriam nos meses de junho a julho. Na cidade do Rio de Janeiro estas festas são comemoradas principalmente nos dias de Santo Antônio 13/6, São João 24/6 e São Pedro 29/6.




HISTORIA DAS FESTAS JUNINAS NO BRASIL


No Brasil, recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João), porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristianizados dos quais se oriundam as comunidades de imigrantes, chegados a partir de meados do século XIX. Ainda antes, porém, a festa já tinha sido trazida para o Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

Festas de São João são ainda celebradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos (França, Portugal, Irlanda, os países nórdicos e do Leste europeu). As fogueiras de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados (como o casamento fictício no baile da quadrilha nordestina) são costumes ainda hoje praticados em festas de São João européias.

A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João, mas também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras. Em razão da época propícia para a colheita do milho, as comidas feitas de milho integram a tradição, como a canjica e a pamonha.

O local onde ocorre a maioria dos festejos juninos é chamado de arraial, um largo espaço ao ar livre cercado ou não e onde barracas são erguidas unicamento para o evento, ou um galpão já existente com dependências já construídas e adaptadas para a festa. Geralmente o arraial é decorado com bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro. Nos arraiás acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos matutos.

Atualmente, os festejos ocorridos em cidades pólos do Norte e Nordeste dão impulso à economia local. Citem-se, como exemplo, Caruaru em Pernambuco; Campina Grande na Paraíba; Mossoró no Rio Grande do Norte; Maceió em Alagoas; Aracaju em Sergipe; Juazeiro do Norte no Ceará; e Cametá no Pará. Além disso, também existem nas pequenas cidades, festas mais tradicionais como Cruz das Almas, Ibicuí, Jequié e Euclides da Cunha na Bahia. As duas primeiras cidades disputam o título de Maior São João do Mundo, embora Caruaru esteja consolidada no Guinness Book, categoria festa country (regional) ao ar livre.

 Links

  • Minas Pirotécnia
    Show pirotécnico e fog
    os de artificios.
  • Quadrilhas Juninas
    Informações, noticias, agenda e muito mais.
  • Atelie Rabisco
    Informações, decoração para festas juninas.
  • Quadrilha
  • Quadrilha para se apresentar nas festas juninas e julinas enteressados em contratar caipira da esperança é so ligar 021 7759-1235 / 9549-0848 falar com Cleison
  • Arraia Fogueirão
  • Quadrilhas juninas comidas tipicas e distrubuição de muitos brindes.
    O grupo folclorico Fogueirão voltou para resgatar a antiga festa junina com o tom picante da atualidade
    Contrate a Foqueirão para sua festa 21-87407876
    Mauricio Lima E-mail:
    fernandescipa@gmail.com Telefone: (21)77390101


  • Outros Serviços

      DETRAN -RJ PASSAGENS AÉREAS HOTEIS RJ     OUTROS SITES


    voltar