item
corcovado  O Rio de Janeiro  


O Cristo Redentor é o símbolo máximo de nossa cidade, para o turista, a visita ao monumento é fundamental para curtir nossa cidade.

Dicas para quem vai ao Cristo Redentor

- Procure ir até a estação do trem do corcovado utilizando transportes público, taxi, vans , não vá de carro porque tem poucas vagas para estacionamento e o carro fica na mão de guardadores de rua .

- Se possível de preferência a fazer a visita em um dia da semana, procurando sair do maior movimento do fim de semana.

- Procure fazer a visita com tempo bom porque quando está nublado a visibilidade diminui muito.

corcovado_construcao  

Cristo Redentor sua História

O Cristo Redentor é um monumento de Jesus Cristo localizado na cidade do Rio de Janeiro. Está localizado  sobre o morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar.  Foi inaugurado às 19:15 do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, o monumento se tornou um dos  mais reconhecidos internacionalmente do Rio e do Brasil.

corcovado_construcao   corcovado_construcao  corcovado  

A construção de um monumento religioso no local foi sugerida pela primeira vez em 1859 , pelo Padre da Congregação da Missão lazarista Pedro Maria Boss, à Princesa Isabel . No entanto, apenas retomou-se efetivamente a idéia em 1921, quando se iniciavam os preparativos para as comemorações do centenário da Independência. A estrada de rodagem que dá acesso ao local onde hoje se situa o Cristo Redentor foi construída em 1824 no Silvestre. Já a Estrada de ferro teve o primeiro trecho Cosme Velho Paineiras inaugurado em 1884 . No ano seguinte, 1885 , o segundo trecho foi concluido, completando a ligação com o cume. A ferrovia, que tem 3.800 metros de extensão, foi a primeira ser eletrificada no Brasil, em 1906. A construção do Cristo Redentor ainda é considerada um dos grandes capítulos da Engenharia civil brasileira. O dono do projeto levou a vida inteira construindo-o, erguido em concreto armado e revestida de pedra-sabão, originária do próprio pico do Corcovado.
Etapa final da construção do Cristo Redentor.A pedra fundamental do monumento foi lançada em 4 de abril de 1922, mas as obras somente foram iniciadas em 1926. Dentre as pessoas que colaboraram para a realização, podem ser citados o engenheiro Heitor da Silva Costa (autor do projeto escolhido em 1923), o artista plástico Carlos Oswald (autor do desenho final do monumento) e o escultor francês de origem polonesa Paul Landowski (executor dos braços e do rosto da escultura).


CRISTO REDENTOR - CORCOVADO
Cariocas e turistas poderão comprar seus ingressos pela internet com hora marcada.Agora, os cariocas e turistas interessados em visitar o Cristo Redentor dispõem de vans autorizadas que partem do Largo do Machado e seguem direto para o monumento, a partir de ponto instalado no Largo do Machado Saiba mais...
A partir de (10/12/13), turistas e cariocas que quiserem visitar o Cristo Redentor terão à sua disposição mais um serviço de vans autorizadas. Agora sairão, também, da Praça do Lido, em Copacabana, direto para o monumento, como já funciona no Largo do Machado . Continue lendo...

Trem do Corcovado

INGRESSOS NO SITE OFICIAL

Como chegar:

De trem: Estrada de Ferro do Corcovado Compras pelo site www.corcovado.com.br ou nos Postos de Informações Turísticas da Riotur, da Rua Candelária, no 6 - Centro ou no da Praia de Copacabana, na Av. Atlântica em frente a Rua Hilário de Gouveia.

 Diariamente, a cada 30 min, das 8h30 às 18h30

Preço: Adultos - R$ 46;

Crianças 6-12 anos R$ 23;

 Abaixo de 6 anos - Grátis.

Idosos a partir de 60 anos, portador de necessidades especiais e estudantes tem desconto de 50% mediante apresentação de documento.

Trem do Corcovado Rua Cosme Velho, 513 - Cosme Velho

Tel. 021 2558-1329


Como Chegar:
Metro - Descer na estação Largo do Machado
 Ônibus - Linhas 422 e 498 (embarque na praça 15 sentido zona sul), descer em frente a Igreja São Judas Tadeu.

cristo redentor-trem
cristo-redentor-estatua

Localização do Corcovado


O morro do Corcovado está situado na Serra da Carioca e faz parte do  Parque Nacional da Tijuca.

Acessos
Trem da Estação do Corcovado, em Laranjeiras, é possível pegar os trens que saem a cada meia hora e levam vinte minutos para atravessar a floresta e chegar ao topo.

Carro
Da Zona Sul - melhores opções pelos bairros:
• Cosme Velho - pelas Ladeiras dos Guararapes ou Ascurra
• Santa Teresa - pela Rua Almirante Alexandrino
• Alto da Boa Vista - pela Estrada das Paineiras

Estacionamento
No estacionamento das Paineiras (o restante do trajeto deverá ser feito de trem).
Ônibus ficam estacionados na Praça do Pedágio, em local próprio.

Horário de Funcionamento
das 8:30h às 18:30h, saídas a cada meia hora. Segunda a Domingo.

Transporte
Indo de metrô, descer na estação do Largo do Machado.
Saindo da Praça 15, sentido zona sul, ônibus 422 ou 498, descer em frente
à Igreja de São Judas Tadeu.

Maiores informações ligar para (55 - 21) 2558-1329.

Obs.: Periodicamente o preço da passagem do trem é reajustado, por isso
sugerimos entrar em contato com a empresa para confirmação do valor cobrado,
através do telefone (55 - 21) 2558-1329.



Inauguração do Cristo Redentor

Na cerimônia de inauguração, no dia 12 de outubro de 1931, estava previsto que a iluminação do monumento seria acionada a partir da cidade de Nápoles, de onde o cientista italiano Guglielmo Marconi emitiria um sinal elétrico que seria retransmitido para uma antena situada no bairro carioca de Jacarepaguá, via uma estação receptora localizada em Dorchester, Inglaterra. No entanto, o mau tempo impossibilitou a façanha, e a iluminação foi acionada diretamente do local. O sistema de iluminação original foi substituído duas vezes: em 1932 e no ano 2000.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) em 1937, o monumento passou por obras de recuperação em 1980, quando da visita do Papa João Paulo II, e novamente em 1990. Outro conjunto de obras importantes foi feito em 2003, quando foi inaugurado um sistema de escadas rolantes e elevadores para facilitar o acesso à plataforma de onde se eleva a monumento.

 

Controvérsia

Antes mesmo de ser construído, o Cristo Redentor era motivo de acaloradas discussões que dividem o país em católicos e protestantes. Apesar de atualmente protestantes de todo o mundo visitarem o Cristo, inicialmente os líderes da Igreja Batista eram contrários à construção do mesmo, chegando a propor que o dinheiro arrecadado fosse usado na construção de uma obra beneficente.


 Reações adversas à construção


Em 22 de março de 1923, seguidores da Igreja Batista declararam em nota publicada em O Jornal Batista, órgão oficial da Convenção Batista Brasileira, seu desgosto quanto à construção do Cristo Redentor. A nota afirmava que a construção "será a um tempo um atestado eloqüente de idolatria da igreja de Roma e uma afronta a Deus. No dia em que tal crime se consumar, bom seria que todos os verdadeiros cristãos no Brasil se reunissem em culto penitencial, para pedir a Deus que não imputasse a todo o Brasil esse grande pecado, cuja responsabilidade deve recair sobre a Igreja Católica e sobre os governantes que não souberam ou não quiseram fugir à armadilha, preparada por ela com a isca do patriotismo". Afirmaram também que "os que tiveram a infeliz idéia de erigir o monumento a Cristo Redentor, não tiveram a intenção de honrar a Cristo, mas sim a de engrandecer o catolicismo romano. Se tivesse querido honrar a Cristo, procurariam erigir-lhe um monumento não no Corcovado, mas em cada coração. No coração é que Cristo quer reinar. Eles, porém, pretendem honrar a Cristo, desonrando-o, fazendo aquilo que ele terminantemente proibiu — fazendo-lhe uma imagem".

Maravilha do Mundo

 No dia 07 do 07 de 2007 o Cristo Redentor no Corcovado foi eleito maravilha do mundo. Nada mais justo, uma vez que o Rio de Janeiro já é considerada, há muito tempo, a cidade maravilhosa. Nesta página reunimos as principais informações sobre o Corcovado e muitas fotos. O Cristo Redentor tem 38 metros de altura e pesa 1145 toneladas. O Corcovado é de longe o cartão postal brasileiro mais fotografado.   Existem duas maneiras de se chegar ao topo do morro do Corcovado: de trem e de carro. Devido a uma lamentável disputa política que envolve a estrada de acesso ao Corcovado, a melhor maneira é fazer o trajeto de trem. Para esta e outras informações. Até 2005 os visitantes do Corcovado precisavam subir 222 degraus para chegar aos pés da estátua do Cristo Redentor.

 Morro do Corcovado

É uma montanha de 700 metros, chamada também ¨ O Corcunda¨. Oferece vistas panorâmicas do Rio e dos seus redores. A peculiaridade desta montanha, é a estátua do Cristo Redentor, que de noite brilha iluminada. - Cristo Redentor Um dos mais belos símbolos de Río de Janeiro é uma estatua localizada no morro do corcovado no Rio de Janeiro é considerada a maior estatua em estico art déco do mundo. Mede 38 metros de altura (incluindo seu pedestal de 8 metros), pesa 1.145 toneladas e mede 28 metros da extremidade de uma mão à outra e esta a uma altura de 709 metros sobre o nível do mar. Sua construção demorou quase cinco anos e recentemente foi reformada.  A estatua é hoje Patrimônio Histórico Nacional . No ano de 2003 foi feito um conjunto de obras de grande importância quando foi inaugurado um acesso para facilitar os idosos e deficientes físicos através de escadas rolantes e elevadores facilitando assim a subida da plataforma onde se eleva a estatua. Hoje em dia o Cristo Redentor e um símbolo de todos os Brasileiros é principalmente um símbolo de devoção para milhões de católicos no Brasil. Já é possível desde 12 de outubro de 2003 realizar casamentos, batizados e celebrações de ritos católicos utilizando a capela de Nossa Senhora de Aparecida, na base da estátua.


O Cristo Redentor, símbolo da Cidade do Rio de Janeiro, foi eleito como uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno, em votação realizada pela internet e por mensagens de celular, organizada pela New 7 Wonders Foundation, da Suiça, entre 21 monumentos participantes de todo o planeta. O cartão postal carioca de 38 metros, teve sua pedra fundamental lançada em 1922 e a inauguração em 12 de outubro de 1931, sendo a única maravilha brasileira, ao lado de importantes outras maravilhas, também eleitas, como a Muralha da China (entre 200 a.C. e 1500 d.C.); o templo helênico de Petra, na Jordânia (9a.C. a 40 d.C.); Machu Pichu, no Peru (século XV); Coliseu de Roma, na Itália (70 d.C. a 82 d.C.); Taj Mahal, na Índia (1630 a 1652) e o templo da civilização maia de Chichén Itzá, no México (435 d.C a 455 d.C.). As Pirâmides de Gizé, no Egito receberam o título de hors-concours, por ser o única maravilha (2500 a.C.), remanescente do mundo antigo. E a escolha foi merecida. Do alto de seus 38 metros - e dos 710 metros do Morro do Corcovado -, o Cristo é a imagem da fé e da simpatia do povo carioca e completa, em 2007, 76 anos. Desde o ano de 2000, quando recebeu nova iluminação, o monumento e seus acessos vêm passando por um processo de revitalização. O acesso se dá por uma área que atende tanto os visitantes que chegam de carro quanto os que desembarcam na plataforma de trem da Estrada de Ferro do Corcovado. Também foram construídas passarelas metálicas, sustentadas por outra estrutura, com aproximadamente quatro metros de largura e quatro escadas rolantes, com capacidade de tráfego para 9 mil pessoas por hora. O passeio já começa aí, pois a torre, de 31 metros de altura, vai descortinar a primeira vista da cidade. Para completar o acesso à estátua, quatro escadas rolantes foram instaladas. E antes mesmo de chegar ao Cristo, os visitantes já podem conhecer um pouco da história do cartão-postal. A Estação do Cosme Velho, totalmente revitalizada, transformou-se em um ambiente de lazer e entretenimento moderno e confortável. Uma nova área de embarque foi construída, além de lojas de apoio turístico, sala VIP e auditório. O grande destaque é o Espaço Cultural, onde se perpetua toda a rica história da Estrada de Ferro e do Monumento ao Cristo.  Endereço: Parque Nacional da Tijuca Acesso: Estrada de Ferro Corcovado - Rua Cosme Velho, 513

Mais Detalhes

Foram estudados vários materiais para o revestimento da estátua, mas por fim foi escolhida a pedra-sabão, utilizada por Aleijadinho para esculpir os Profetas em Congonhas do Campo, Minas Gerais. Embora seja um material fraco, que pode ser riscado até com uma unha, é extremamente resistente ao tempo e não deforma nem racha com as variações de temperatura.
O Cristo Redentor, considerado uma homenagem à religiosidade carioca, tornou-se um símbolo da cidade e da simpatia do povo carioca, que recebe a todos de braços abertos.




Elevadores

Foram instalados três elevadores panorâmicos, cada um com capacidade para 14 pessoas, ou uma tonelada. O acesso será feito por uma área que atenderá tanto os visitantes que chegam de carro, quanto os que desembarcam na plataforma de trem da Estrada de Ferro do Corcovado. O passeio já começa aí, pois a torre, de 31 metros de altura, descortina a primeira vista da cidade.

A velocidade dos elevadores e sua capacidade foram calculadas para que a espera máxima, em momentos de pico, não ultrapasse seis minutos. Além disso, na hora de eleger o equipamento mais adequado, a preocupação com o meio ambiente e a economia de energia foram fundamentais. Por isso, a escolha recaiu sobre o lançamento mundial da Elevadores Otis, que não tem casa de máquinas. Importados da França, eles substituem os tradicionais cabos de aço por cintas revestidas de poliuretano, que não usam óleos lubrificantes.

Para garantir a segurança dos visitantes, os elevadores são monitorados pelo software REM (Sistema de Monitoramento Remoto), que aponta possíveis problemas na operação e possui um sistema de viva voz com conexão direta com uma Central de Atendimento ao Cliente. Tudo isso, com um mínimo de ruído — no máximo 62 decibéis, nível equivalente ao de uma conversa comum.

Escadas rolantes

Para completar o acesso à estátua, estão funcionando quatro escadas rolantes — Fabricadas na Alemanha, também pela Elevadores Otis, elas têm seis metros de comprimento e 30.º de inclinação, com uma velocidade de 0,5 m/s. Com uma proteção lateral para evitar acidentes, as escadas têm dispositivos especiais, como alumínio antiderrapante nos degraus, que garantem o seu perfeito funcionamento e total segurança. Mesmo com tudo isso, o ruído máximo produzido é ainda menor que o dos elevadores: 58 decibéis.

Um detalhe importante é que as escadas funcionam na mão inglesa. Isso para que o visitante suba até o topo do Corcovado com a deslumbrante vista da Baía de Guanabara, à esquerda, e desça mais próximo à parede de pedra, o que evita o desconforto visual e psicológico.

Para não descaracterizar o Cristo Redentor, uma imagem que o carioca se acostumou a olhar de várias partes do Rio de Janeiro, foram feitos testes para determinar qual seria o impacto visual. Elevadores e escadas rolantes foram projetados para acompanhar a topografia da montanha e, assim, ficarem camuflados atrás das árvores, na parede norte. Para camuflá-los, todos os equipamentos vieram pintados de verde da fábrica e têm vidros especiais para evitar reflexos dos raios solares.

As medidas da estátua do Cristo Redentor

Localização - Cume do Morro do Corcovado, 709m acima do nível do mar
Visibilidade - 360º
Altura total do monumento - 38m
Altura da estátua - 30m
Altura do pedestal - 8m
Altura da cabeça - 3,75m
Comprimento da mão - 3,20m
Distância entre os extremos dos dedos - 28m
Peso da estátua - 1,145 toneladas
Peso da cabeça - 30 toneladas
Peso de cada mão - 8 toneladas
Peso de cada braço - 57 toneladas
Distância entre os extremos dos dedos - 30 m


Curiosidades da Construção

Proteção catódica
Para garantir a melhor conservação da estátua, foi necessário buscar uma tecnologia utilizada na extração de petróleo e na construção de navios e levá-la para o monumento. Uma tela de titânio — doada pela empresa norte-americana Corrpro Inc. — revestiu todo o interior da estátua. Trata-se da proteção catódica, fundamental para a conservação do monumento, pois combate um poderoso inimigo: o sal.

A argamassa que forma o Cristo é uma eficiente mistura de areia, açúcar e óleo de baleia. Comum à época da sua construção, a composição carrega também um componente muito agressivo: o cloreto de sódio. Ao longo dos anos, o sal da argamassa estava oxidando a estrutura metálica que sustenta o concreto.

A proteção catódica entra em ação quando a tela é eletrificada. Ela ganha carga positiva e atrai as partículas de cloreto de sódio — isto é, o sal — que são negativas. Dessa forma, a estrutura metálica que sustenta a estátua fica livre da ação desse agente corrosivo, que passa a se alojar em torno da proteção catódica.

Recuperação do mosaico


A primeira fase do projeto permitiu uma nova e cuidadosa análise do monumento para procurar por problemas e falhas. A empresa Concrepoxi, que apoiou o projeto, foi a responsável pela tarefa. Ao todo, os técnicos recuperaram sete metros quadrados de superfície, divididos em vários pontos espalhados pelo corpo do Cristo Redentor. Um trabalho que exigiu sangue frio para enfrentar os andaimes e a altura. Mas para muitos funcionários da obra, como José Cícero Magalhães, que chama a estátua carinhosamente de "Santo", essa foi uma tarefa inesquecível.

Tudo avaliado, foi preciso colocar um novo mosaico de pedra-sabão nas regiões que sofreram reparos. É possível perceber esse trabalho na alteração da cor em várias partes do corpo da estátua. A diferença se deve à tonalidade das novas pedras, que não possuem o mesmo verde original. Em se tratando de patrimônio histórico, essas são marcas da história e das ações de preservação do monumento.

Nova iluminação
Uma parceria entre a General Electric — que doou o equipamento ao Cristo Redentor — e a Rioluz — que desenvolveu o projeto de iluminação — deixou o monumento mais visível e bonito. A estátua ganhou lâmpadas multivapor metálico de 1000 watts. De última geração e com elevado índice de reprodução de cores, além de filtros que suprimem a radiação ultra-violeta, elas emitem uma luz branca que valoriza o tom esverdeado, original do Cristo Redentor.

O monumento também saiu ganhando durante o dia. As antigas estruturas que suportavam os 44 projetores deram lugar a outras, menores, com apenas 16. O novo sistema tem ainda uma outra vantagem, pois proporciona uma economia de 30% de energia elétrica. O projeto também definiu um outro local para a instalação do equipamento: fora do mirante e abaixo do nível do chão. O objetivo é destacar apenas a estátua e não interferir na visão do Cristo.

A nova iluminação também vem acompanhada de uma preocupação com o meio ambiente. Os projetores têm filtros anti-ultravioleta e anti-infravermelho para reduzir a emissão dessas faixas de radiação eletromagnética a níveis inferiores àqueles produzidos pelo antigo sistema. Cuidados como manter em duplicidade o conjunto de projetores também foram tomados. Assim, uma eventual queima de lâmpadas não interferirá no resultado final.

A falta de energia elétrica também não vai deixar o Cristo Redentor apagado. Para evitar qualquer imprevisto, o novo sistema é dotado de um gerador de 36 KVA, que aciona o conjunto de projetores em "stand by" e suporta um período de até 50 horas.



        
Videos



            Links

Galeria de fotos Cristo Redentor



Exibir mapa ampliado





Outros Serviços

PÃO DE AÇUCAR   PASSAGENS AÉREAS HOTEIS RJ        PONTOS TURISTICOS



voltar