item
Zona Oeste  O Rio de Janeiro  


 
    No Rio de Janeiro é a região dos bairros  localizados a oeste do Maciço da Tijuca. Ocupa uma grande área do  município e compreende os bairros de Anil, Bangu, Barra da Tijuca, Barra de Guaratiba, Camorim, Campo Grande, Campo dos Afonsos, Cidade de Deus, Colônia, Cosmos, Curicica, Deodoro, Freguesia de Jacarepaguá, Gardênia Azul, Gericinó, Grumari, Guaratiba, Inhoaíba, Itanhangá, Jacarepaguá, Jardim Sulacap, Joá, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pechincha, Pedra de Guaratiba, Praça Seca, Realengo, Recreio dos Bandeirantes, Rio das Pedras, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Sepetiba, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena, Vila Militar e Vila Valqueire.

A Zona Oeste apresenta uma certa divisão dos bairros:

    Ao Norte do Maciço da Pedra Branca

 Temos os bairros de Bangu, Realengo, Campo Grande , Santa Cruz, conheça alguns deles:
 Barra de Guaratiba   Campo Grande    Guaratiba       Realengo Subprefeitura Zona Oeste

   Ao sul, entre o Maciço e o mar

 Baixada de Jacarepaguá - Jacarepaguá, Freguesia, Taquara, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Itanhangá, Vargem Grande, Vargem Pequena, Praça Seca, conheça alguns deles:
  Barra da Tijuca      Jacarepaguá São Conrado    Cidade de Deus Subprefeitura Barra

barra_pier      barra_nova_ipanema
   Destaque Zona oeste

O destaque fica por conta  da Barra da Tijuca que é um bairro residencial de classe alta e média-alta que recebe um grande numero de novos empreendimentos imobiliários, incluindo grandes hipermercados, shoppings e sedes de empresas. É um dos bairros que mais cresce na cidade e onde está prevista a construção da Vila  Olimpica de 2016 .

Também os bairros do Recreio e de Jacarepaguá (principalmente na região do Riocentro e de Curicica e os bairros da Freguesia e Taquara) têm recebido lançamentos imobiliários. Há especial preocupação com construções nessas localidades, tendo em vista a agressão ao ambiente e a perda da tranquilidade de algumas áreas dessas regiões. Há lugares com limite para altura dos prédios. Em Vargem Grande, há problemas com construções irregulares de condomínios,   restaurantes e shoppings. Na Freguesia, além da preocupação com o verde, existe o problema do trânsito, já que as ruas do bairro são pequenas e não estão dando conta do  do fluxo de carros. Há também a preocupação com as lagoas da região e com a favelização de algumas áreas, algumas dessas tomadas por traficantes  e milicianos na Cidade de Deus e  Rio das Pedras.

Algumas áreas dessa região foram projetadas no Plano Piloto de Lucio Costa para Urbanização da Barra da Tijuca, Pontal de Sernambetiba e de Jacarepaguá , que permitiu a criação de grandes vias e a chegada de empresas e construções de condomínios na Barra, Jacarepaguá, Riocentro e no Recreio. Ainda falta a criação de duas linhas de metrô (linhas 4, Barra até a Zona Sul e 6, Barra até o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão). No transporte rodoviário, a região conta com a Linha Amarela, e Av. das Americas.



Outros destaques ficam com o bairro de Campo Grande onde fica o Centro Esportivo Miécimo da Silva e o Campo Grande Atlético Clube. Um dos maiores polos comerciais da cidade, o bairro de Campo Grande também vem recebendo muitos lançamentos imobiliários. Em Santa Cruz situa-se a Base Aérea de Santa Cruz, um dos principais aeródromos militares da América Latina, onde está também construído o único Hangar para uso de Zepelins ainda existente e ainda um dos distritos industriais do municipio.

Em Realengo e Padre Miguel há algumas atividades culturais interessantes como a escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel e o Bar do Baiano na Rua do Imperador, com cardápio musical variado, do jazz ao choro. Também conta-se com uma unidade escolar do tradicional Colégio Pedro II em Realengo.

Em Bangu encontramos clubes como o Bangu Atlético Clube, o Céres Futebol Clube, o Casino Bangu e o Bangu Campestre Clube, que fica hoje dentro dos limites do bairro do Gericinó.

A maioria dos bairros dessa região conta com o trem como meio de ligação ao Centro da cidade. Há também problemas com favelização. Na região de Guaratiba (Pedra de Guaratiba, Barra de Guaratiba, Praia de Guaratiba, Guaratiba e Santa Cruz), tem havido crescimento na especulação imobiliária, assim como ocorreu na Barra da Tijuca, para futura valorização. É uma região de futuro potencial, devendo receber a devida atenção e planejamento pelas autoridades.

pedra_guaratiba      Sepetiba

Outros Sites


Outros Serviços

  CLASSIFICADOS GRATIS PASSAGENS AÉREAS HOTEIS   

  ZONA NORTE ZONA SUL CENTRO    BAIXADA FLUMINENSE

voltar